Encontro regional de museus em Cascavel debate inovação e integração cultural

Foto: Kraw

Cascavel, no Oestedo Paraná, sediou nesta sexta-feira (26) o Encontro Regional de Museus, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem). O evento reuniu gestores e profissionais da área para promover a articulação entre as instituições das diferentes regiões do Estado, coletar demandas locais, compartilhar experiências e alinhar diretrizes para a atuação sociocultural do setor.

Para os participantes, um dos grandes destaques desta edição foi a expografia adotada no recém-inaugurado Museu Satélite – MAC-PR Cascavel. A estrutura modular e inovadora chamou a atenção dos dirigentes culturais da região pela viabilidade de ser replicada em outros municípios.

“A estrutura é inteligente porque é simples e efetiva. É muito bom ver que é algo que podemos de fato realizar”, disse Fernanda Baú, diretora de Cultura de Santa Rosa (Oeste), município que detém um dos sistemas municipais de cultura mais antigos do Brasil.

O coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Cauê Donato, diz que a ideia da SEEC é compartilhar esses projetos expográficos para inspirar e apoiar os museus municipais, viabilizando mostras de diferentes formatos. “É uma opção barata e que possibilita diversas montagens para a ocupação do espaço”. Ele destaca o critério museológico e, além disso, é uma solução que engloba a acessibilidade.

Leia Também:  BUD chega a Piraquara para fase final de testes; operação com passageiros inicia em dezembro

Além do debate sobre expografia, o encontro abriu espaço para que os gestores compartilhassem relatos de experiências e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão cultural. “Participar dos encontros ajuda a sempre estar em contato com os colegas não só da região Oeste, mas em contato com os servidores, os fazedores de cultura e quem ajuda exatamente nessa parte do museu”, disse Silvia Prado, responsável pelo Museu da Imagem e do Som de Cascavel e o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.

Silvia compartilhou que, mesmo trabalhando há 20 anos com Cultura, se formou recentemente em Museologia, fundamental no seu trabalho do dia a dia. “A Museologia deveria estar presente em todas as áreas do nosso conhecimento, tanto a museologia quanto a história, porque faz parte do nosso ser, da nossa identidade”.

A programação contou ainda com a apresentação de Luan Pacheco, do Conselho Regional de Museologia da região Sul e gestor do Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, que trouxe importantes pontos para a profissionalização das atividades dos  agentes museológicos.

Leia Também:  Ranking de Competitividade: Paraná é exemplo em gestão eficiente e equilíbrio nos gastos

“É de uma importância absurda ter a Cosem por perto para que a gente consiga nos aproximar de outros profissionais, também ver as ideias e trazer ideias, para poder retornar no meu município apresentar as ideias para o meu corpo técnico e eles entenderem que a gente está indo para o caminho certo”, disse.

PRÓXIMA PARADA – O Encontro Regional de Museus já percorreu as cidades de Londrina, Cascavel, Pato Branco, Maringá e Tibagi. A próxima parada será dia 3 de julho em Guarapuava, no Centro-Sul. O ciclo de debates será finalizado em Curitiba, no dia 31 de julho.

As inscrições para a etapa final estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade