Paraná Rosa em Ação chega a Irati com serviços gratuitos e foco na saúde da mulher

Paraná Rosa em Ação chega a Irati com serviços gratuitos e foco na saúde da mulherFoto:

Fechando o mês de outubro, dedicado à prevenção ao câncer de mama, o Paraná Rosa em Ação, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, chega a Irati, no Centro-Sul do Estado, com diversos serviços públicos voltados às mulheres do município e região, além dos tradicionais atendimentos. O evento acontecerá na quinta (30) e na sexta-feira (31), das 9h às 17h, no Pavilhão João Wasilewski – Parque Aquático, localizado na Rua Expedicionário José de Lima s/n°, Rio Bonito.

É a segunda edição do Paraná Rosa em Ação de 2025, que anteriormente foi realizado em Quedas do Iguaçu, em 10 e 11 de outubro, onde foram registrados 5.362 atendimentos. “O Paraná Rosa em Ação é uma celebração da força das mulheres que, mesmo diante dos desafios, nunca deixam de cuidar de si e de quem amam. Estar ao lado delas, levando saúde, cidadania e oportunidades, é reafirmar que cada mulher é protagonista da própria história e merece todo o cuidado e respeito do nosso Estado”, afirma a primeira-dama do Estado e idealizadora do Paraná Rosa, Luciana Saito Massa.

Leia Também:  Com uso de IA, Sanepar reduz pela metade tempo de detecção de vazamentos em Cascavel

Entre os serviços de saúde que serão ofertados estão agendamento de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastro, vacinação, orientações sobre combate ao mosquito da dengue e atendimentos de fisioterapeutas, com avaliação postural, demonstração de exercícios e orientações diversas.

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, convida a população da região a aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde e também regularizar documentos. “Cuidar da saúde é essencial para todos. Muitas vezes, as mulheres cuidam de toda a família e acabam adiando a ida a médicos e a realização de exames periódicos. Antes que outubro acabe, os atendimentos do Paraná em Ação serão dedicados especialmente a elas”, comenta.

O público que for ao local do evento contará com uma ampla oferta de serviços gratuitos e de utilidade pública. Estarão lá, por exemplo, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), responsável pela emissão da nova Carteira Nacional de Identidade; a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que realiza cadastros habitacionais; e a Copel, que oferece inscrição na tarifa social de energia, atualização cadastral, troca de titularidade, emissão de segunda via de fatura, desligamentos e consultas de débitos.

Leia Também:  Governo do Estado publica decreto que impõe corte de gastos da máquina pública

A Defensoria Pública participará com agendamento de exames de DNA e atendimentos jurídicos, além de orientação à população. O Detran-PR vai prestar informações sobre trânsito e veículos, fazer emissão da CNH Digital, CNH Social e impressão de extratos de veículos e multas. Já a Polícia Civil prestará orientações e confeccionará boletins de ocorrência.

A programação também inclui a emissão da Carteirinha do Idoso, oferecida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e serviços de regularização migratória, disponibilizados pelo Centro de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM).

Além disso, haverá atendimentos relacionados ao Cadastro Único e Bolsa Família e a participação de diversas secretarias municipais, ampliando o alcance das ações voltadas à população.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade